ESTRELA DO MAR

Data de fundação: Janeiro de 1984

O mundo passava por grandes transformações políticas, económicas e culturais, quando num cantinho, um grupo de jovens, sonhadores, inspirados pela fantasia do Rei Momo, combinaram entre si a criação de um dos grupos recreativos e culturais mais emblemático de São Vicente e de Cabo Verde: ESTRELA DO MAR. Encontrávamos nos idos anos de 1974.
Em Fonte Filipe, Djidjé, Adriano, Nhela de Tuna e Artur Boxer são os nomes que ficarão lapidados nos indeléveis anais deste que é uma das maiores criações culturais de Cabo Verde. Estes já não estão estre nós, pois há algum tempo foram juntar-se a outras estrelas, e sabemos que lá onde estão vibram connosco nesta grande, mas estimulante e alegre empreitada de fazer ressurgir o grupo do nosso coração: ESTRELA DO MAR.

Dezanove dias, após a fundação do ESTRELA DO MAR, num gesto de visível ousadia, tanto era a força social que rapidamente ganhou, o grupo participava no Carnaval de São Vicente de 1974, tendo ficado no segundo lugar. ESTRELA DO MAR, nesse ano, constituiu um verdadeiro “abole”, na ilha de Monte Cara.
Desde a sua fundação, em janeiro de 1974, a agremiação saiu catorze vezes. Durante a sua efetiva existência, em que participava nos concursos carnavalescos, o ESTRELA DO MAR foi o grupo de Carnaval que mais prémios ganhou. No seu palmarés, podemos destacar quatro prémios de primeiro lugar, sendo o último partilhado, em razão de um empate, com o Grupo carnavalesco Vindos do Oriente.

Pela força da alma do grupo, esta que nunca morreu e nunca morrerá, um grupo de estrelantes, encarnando o desejo de ver o grupo a ressurgir, deram início a todo um trabalho, com vista a galvanizar todo um movimento social, que espontaneamente, vinha manifestando-se, aqui na ilha, em todo Cabo Verde e na nossa saudosista diáspora, com o fito de trazer para o convívio cultural mindelense e nacional o inesquecível e memorável grupo carnavalesco, ESTRELA DO MAR.
Já estamos na estrada, para frente é que é caminho, estamos motivados para o Carnaval de 2019. Vamos concorrer com toda a nossa força e sabedoria. Não temos dúvidas de que o nosso coração, doravante, tem a forma da nossa ESTRELA.

Membros do Grupo

Luís Gonçalves - Estrela do Mar

LUIS GONÇALVES

PRESIDENTE

Hippolyte Tavares_Vice-Presidente

HIPPOLYTE TAVARES

VICE-PRESIDENTE

Etelvina Teque_Secretária

Etelvina Teque

SECRETÁRIA

Guiomar Alice Diretor Alas

Guiomar GomeS

DIRETORA DE ALAS

Firmina Duarte Melicio Diretor eventos

Firmina Melicio

DIRETORA DE EVENTOS

00

1º Lugar

00

2º Lugar

01

3º Lugar

01

4º Lugar

Palmarés

Carnaval 2019

  • 3º classificado

Carnaval 2012

  • 4º classificado
  • Música