Grupos a Participar
Enredos
Enredo - Cruzeiros do Norte
“DONA MATEMÁTICA GOVERNA O MUNDO E REBOLA NO CARNAVAL”
Lá vou eu para deslumbrar nas ruas da Morada, em mais um cortejo triunfal, durante o percurso do desfile com os Cruzeiros do Norte!
Sob o luar da noite do carnaval, mergulhará na emoção, através do seu Espírito de Agremiação Carnavalesca, voltará aos primórdios da civilização e encontrar-se-á comigo. Sou a deusa que reina desde que nasci até aos nossos dias e com um futuro brilhante pela frente. Contem com todo o meu poder e a minha sabedoria. Não se preocupem. Sou o passado, o presente e o futuro. Estou em tudo aquilo que possam imaginar.
Como todo o mundo, também tenho a minha história para contar. Essa será contada com a vossa ajuda, durante cerca de duas horas de desfile. Uma história com conto de sobrevivência, de resistência, mas com dois lados: amor e ódio. Ao longo dos anos sempre foi assim e não mudará nunca. Sou amada e odiada ao mesmo tempo. Uns acham-me feia e para outros sou linda. Sou hipótese, sou problema, mas também sou a solução! Não falho nunca e sempre estou certa. Assim diz quem me procura! Assim sou eu, essa bela moça que encanta e desencanta tudo e a todos…
Enredo - Estrela do Mar
“OH EDM, JE T’AIME“
E nas suas bodas de ouro Responde, a Estrela do mar: Mindelo, meu tesouro Eu vou sempre te amar
A Associação Carnavalesca e Cívica “Estrela do Mar” tem o privilégio de comemorar seus 50 anos, não de nascimento, (porque diz-se que uma estrela do mar, nunca nasce nem morre) mas de união sentimental e criativa, com Mindelo, seus bairros e seus fiéis foliões e seu carnaval ecológico.
Ao longo de cinco décadas, essa união, como todo o casamento, tem sido marcada por momentos de intensa paixão, mas também de superações de desafios e até mesmo de separações temporárias. Contudo, a força desse amor entre Mindelo e o EDM, transcende o tempo, e chega hoje, às suas bodas de ouro, muito mais sólido e mais duradouro até que lendárias histórias de amor, como as de Romeu e Julieta ou Marco Antônio e Cleópatra.
O enredo “Oh EDM, je t’aime!” celebra, pois, a história de amor entre o EDM e a Cidade do Mindelo, ambos inseparáveis e cúmplices na passarelas da vida, do Carnaval, e da conscientização e ecológica. E a quantidade de belos filhos que essa relação de amor gerou desde 1974, está aos olhos de todos. A cada novo Carnaval, a Estrela do Mar e o povo de Mindelo têm se unido para procriar espetáculos inesquecíveis, coloridos e cheios de paixão, que marcaram a memória colectiva do carnaval Nacional. Essa relação é marcada por momentos de êxtase, em que os corações batem em sintonia, e por momentos de superação, nos quais ambos se apoiam mutuamente para seguir em frente.
Assim como todo amor genuíno, a trajetória da “Estrela do Mar” e de Mindelo também enfrentou obstáculos e desafios. Momentos de incerteza e desencontros aconteceram, mas cada vez que se afastaram, a saudade falou mais alto, e o reencontro foi um renascimento, com os laços se fortalecendo ainda mais.
A história de amor da Estrela do Mar com Mindelo e seu carnaval, que alias nasce em sincronia com o nascimento deste país, é uma espécie de DORAMA , onde cada episódio representa uma página de uma história que atravessou gerações. Essa jornada de 50 anos de um amor sem igual, a defender o nosso azul, a semear mais verde, e a preservar a nossa Mae Gaia, merece hoje ser celebrada em grande estilo, com fantasias e alegorias que traduzam toda a intensidade e riqueza dessa história de amor. E que não separe o homem o que Deus uniu.
A escola de samba “Estrela do Mar” está pronta para encher a rua de Lisboa de cores, luzes e emoções, desfilando com o coração pulsando em cada batida do surdo.
Este enredo celebração em que EDM também homenageará o amor incomensurável de dois dos seus filhos prediletos, Eurico e Nhela, ha de ser um enredo típico do estrela do Mar, repleto de cavalos, golfinhos e sereias, sem qualquer receio de ser mais do mesmo pois a criatividade e o glamour vão estar de permeio em grande.
O público vai com certeza se emocionar ao ver a dedicação, o carinho e a cumplicidade que permeiam essa união, transformando-a em uma das mais belas e duradouras histórias de amor que o Carnaval Mindelense já testemunhou, e com certeza que irá gritar : ESTRELA DO MAR É CAMPEÃO.
Afinal, após 50 anos de uma história que que reluz como ouro , a Estrela do Mar responde, emocionada: “Mindelo, meu tesouro, eu vou sempre te amar!”
Até que o mar nos ampare!
Enredo - Flores do Mindelo
“O BARALHO”
Os jogos são só do baralho? Vamos jogar com alegria e fair play! Uma homenagem ao ex-árbitro, Djim Bombeiro!
A propósito, o momento atual do Grupo Recreativo Flores do Mindelo – Associação é de muita união, força, foco e fé. Fé vem da união e a união faz a força.
Mais do que nunca, estamos mais fortes e confiantes com a reintegração de antigos membros e a entrada de muita juventude no nosso grupo. Isso dá-nos força, coragem e, sobretudo, muita fé que as coisas vão melhorando, gradualmente, a cada dia.
É de se realçar e agradecer a oportunidade dada ao carnavalesco Nelson Soares Monteiro de fazer este enredo, alegre, colorido, lindo e leve. E, com muita leveza e humildade, iremos entrar nas ruas da cidade, no percurso do desfile, levando alegria aos espetadores, citando o enredo da Mocidade Alegre de São Paulo, em 2017, que dizia: “A Vitória Vem da Luta, a Luta Vem da Força, e a Força, da União!”…
Enredo - Monte Sossego
“MA CASTA D’RAÇA Ê ESSE AHM…???? “
A origem das coisas sempre foi uma preocupação central da humanidade, principalmente
a nossa origem, o ser humano.
Esse senso critico fez-nos entender que a humanidade é constituída por uma espécie
biológica que evoluiu a partir de outras espécies não-humanas e que toda a informação
genética que herdamos dos nossos antepassados está codificada nos nossos genes.
Quantos braços vamos ter? Qual será a cor da nossa pele ou do nosso cabelo? Estas e
todas as outras caracteristicas que nos definem à nascença, dependem da descodificação
da nossa informação genética e para que possamos entender a nossa natureza devemos
conhecer nossa constituição biológica e de onde partimos, a história de nosso humilde
início.
Esse conhecimento que revolucionou a ciência e o mundo, viria a nascer depois que o
grande cientista da modernidade Charles Darwin desembarcou aqui, sim aqui em Cabo
Verde, mais especificamente na Praia, por volta das 15 horas do dia 16 de janeiro de 1832,
na Praia Negra através do seu famoso navio Beagle.
Foi a partir desse momento que DARWIN conectou o homem com a natureza e respondeu
à mais radical de todas as questões (como nasceu a vida e como ela se transformou) e
assim nasceria uma das maiores obras científicas da modernidade “A Origem das
Espécies “.
Esse pequeno torrão de terra, que despertou o Renomado teórico da evolução das
espécies, sempre inspirou quem lhe tocou e amou como se lhe impregnasse nos genes
toda essa mística em volta as ilhas, principalmente seus nativos…
Enredo - Samba Tropical
Em Atualização
Músicas Oficiais
Cruzeiros do Norte
Música - Cruzeiros do Norte
Estrela do Mar
Música - Estrela do Mar
“.“
Autor/Compositor:
.
Flores do Mindelo
Música - Flores do Mindelo
“VIDA E O BARALHO”
Autores/Compositores: GAI DIAS
…
Monte Sossego
Música - Monte Sossego
“GENÉTICA.CV”
Letra & Música: CONSTANTINO CARDOSO
JÁ LÁ VAI TEMPO