Grupos a Participar
Enredos
Enredo - Cruzeiros do Norte
“TUDO Á DOIS”
Carnavalesco: Helder Rodrigues
Apresentamos aqui a nossa ideia de um soberbo enredo para demostrar as nossas opiniões baseadas nesse tema: tudo á dois.
A nossa imaginação vai além de um enredo comum para um enredo com alma, criatividade, inovação, mistérios e a cima de tudo com muita poesia.
Sabendo que há vários mistérios a roda disso, nesse caso levou-nos a mergulhar profundamente neles, o que nos deixou satisfeito com os resultados encontrados e que foram muitas, onde tivemos todo o cuidado para coletar os melhores. O enredo aqui mencionado pode nos levar ao paraíso ou o inferno, criticar ou calar ou ir para o sol ou a lua, o mar ou a terra, levantar ou deitar, sentar ou levantar, lutar ou morrer, fui eu a escrever e você a ler, então fui mi ma bo, assim foi um exemplo de tudo á dois.
Enredo - Estrela do Mar
“ESTRELA D’NOS MAR, TARTARUGA RAINHA”
Carnavalesco: – – –
A Terra apresenta uma dinâmica própria resultante de processos internos e externos. A sua posição no Sistema Solar torna-o no único planeta onde é possível existir vida.
Cada ser vivo tem o seu lugar na natureza e no coração do ESTRELA, coração esse, maior do que os oceanos.
E é precisamente nos Oceanos que encontramos a inspiração para o nosso enredo. Há cerca de 500 milhões de anos deu-se o aparecimento e consequente evolução das plantas e dos animais, e nisso incluímos, o próprio homem. Primeiro surgiram os invertebrados marinhos, depois os peixes, os anfíbios, as aves e os mamíferos. Todos esses seres, à semelhança do homem, foram, ao longo do tempo, sofrendo alterações genéticas que possibilitaram o aparecimento de novas características em seus descendentes e uma capacidade de se adaptarem ao meio aquático.
A vida aquática do nosso arquipélago é riquíssima.
Cada uma dessas espécies passou por adaptações, o que Darwin, chama evolução. As adaptações tiveram por fim a sobrevivência, a adaptação ao meio, a possibilidade de se alimentar e das espécies se reproduzirem na água.
Queremos contar-vos a história de uma dessas espécies. É a nossa rainha. A rainha do mar. A sua história começou há aproximadamente 250 milhões de anos. O seu surgimento é derivado de ancestrais terrestres que passavam a maior parte do tempo no meio aquático. Ela é considerada a engenheira do mar!
Faz parte de um grupo muito bem modelado por processos evolutivos, com urn único plano corporal e um escudo protetor, considerado uma das estruturas biológicas mais integrantes do reino animal.
Existem várias espécies. A que, por nós, foi eleita a rainha, não é nada comum. É a maior do mundo. Usa uma armadura como escudo de proteção, apesar dela não o proteger totalmente de predadores, entre eles, o próprio homem.
O Estrela do Mar cumpre a missão de enaltecer a origem da história e as várias lutas travadas pela sua rainha dos mares a partir do enredo de carnaval 2020.
A nossa Rainha, A Tartaruga Rainha, passa a vida no mar e nas águas costeiras de pouca profundidade. Raramente vem à terra, a exceção das fêmeas, que chegam à costa em ocasiões especiais como este, à convite do Estrela.
Enredo - Flores do Mindelo
“A LENDA DE UMA CIVILIZAÇÃO MÍTICA”
Carnavalesco: – – –
Após a fundação do mundo, Egipto que era regado por um enorme Rio denominado de Rio Nilo que era banhado pelo Mar Vermelho, tornou-se uma das principais fontes da história e da humanidade, e eram um povo muito culto e motivados por crenças de naturezas Mitológicas.
Mas antes da queda da religião Egípcia muito antes do (Sec. IV), Egipto era governado por Osíris que era o primeiro Reido Egipto e considerado, Deus de toda vegetação e criador, e tinha como esposa a sua irmã-esposa Ísis.
Osíris foi brutalmente assassinado pelo seu irmão Seth, que era considerado como Deus da destruição e de todo caos e de tudo que representava negatividade, também era considerado deus das tempestades e dos ventos.
A história não fica por aqui. pois Ísis deu à luz a um filho a quem e denominou por Hórus.
A História de Hórus e Hator
A Reconquista e a Divindade Infinita do Universo Mitológico
Hórus tomou um grande Deus muito poderoso, chamado Deus vingador, deus dos céus e protetor divino dos reis, levou avante a vingança do seu pai Osíris e derrotou Seth e tomou o trono, tomando o governante do povo Egípcio.
Hórus era representado com a cabeça de falcão era que os seus olhos
Enquanto lutava com Seth ele perdeu um olho que foi substituída por um olho de serpente, e o olho perdido foi considerado como espelho da alma e utilizado pelo povo como um amuleto da sorte
Hórus tinha como cônjuge, a Deusa Hator que era filha de Rá (1° Rei do Egipto. Deus do sol) e denominada de Deusa do amor, prazer, beleza e música, ela era representada como uma coroa de chifres e um disco solar entre eles.
Trouxeram paz, união alegria para o povo Egípcio.
Enredo - Monte Sossego
“NÔS TERRA, MITOS CONTAS LENDAS”
Carnavalesco: João Brito, Valdir Brito
ERA UMA VEZ …
Essa palavra magica que é evocado na contação de histórias, carrega em si uma aura que
nos transforma aos olhos de quem vê e na fantasia que o coração do ouvinte deseja.
Um momento magico que nos arrebata e faz-nos viajar entre a realidade e a fantasia,
inundado nosso cérebro, sequestrando nossa imaginação, de olhar esbugalhado como se
ouvíssemos pelos olhos, trazendo em si o desejo de entrar não pela razão, mas pela porta do
coração de cada ouvinte…
Enredo - Samba Tropical
“TODOS OS SENTIDOS VÃO DAR AO SONHO”
Carnavalescos: – – –
Como cantou um dia o poeta Manuel Freire;
“Eles não sabem que o sonho é uma constante da vida, tão concreta e definida, como
outra coisa qualquer […] Eles não sabem que o sonho é tela, é cor, é pincel, base,
fuste, capitel, arco em ogiva, vitral, pináculo de catedral, contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia […] Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a
vida, que sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança como bola colorida,
entre as mãos de uma criança”…
Enredo - Vindos do Oriente
“VINDOS DO ORIENTE EM BUSCA DA PEDRA FILOSOFAL NO INFINITO,…contod de nôs manera”
Carnavalescos: Fernando Morais (Noia)
Entremos a bordo da Nave Vindos do Oriente 2020, e chegada a hora de iniciarmos uma viagem, uma viagem cósmica, para além de tudo o que a humanidade conhece, vamos partir em uma jornada que se confunde com a própria existência de vida na terra, que vai além da história conforme a conhecemos, não esta escrita em livros, e passada oralmente por pessoas sensíveis, podemos dizer que as mesmas são antenas, antenas da raça humana, em algumas culturas chamadas de Xamãs, e é em suas mãos, cabeças e espíritos que encontraremos parte do que desde a antiguidade é uma busca incansável nesta caminhada…